sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Atualização mensal nov/2017 R$ 107.926,45 (+5,64%)

Olá, companheiros aportadores! Segue minha segunda atualização mensal. Neste mês tentei dar uma melhorada no design, digam aí o que acharam.



Evolução pequena, porém consistente. Meu grande fator de crescimento patrimonial ainda é o aporte, que este mês foi de R$ 7.000, devido ao recebimento da segunda parcela do 13°. O aporte até poderia ter sido um pouco maior, mas provisionei uma grana pras festas de final de ano e pra dar um tapa na manutenção da lata-velha.

Comprei 100 ações da EGIE3, 2 cotas do FII HGRE11 - estou iniciando nessa modalidade, ainda estou estudando, mais umas frações do Tesouro SELIC 2023 (mantenho minha estratégia de esperar uma queda nas cotações ano que vem pra sair às compras).

Diversificação dos ativos


                         
Ainda muito concentrado em Renda Fixa, mas em algum tempo os aportes devem corrigir a distorção (patrimônio não se gira, se acumula).

Estou cogitando trocar de carro, entretanto não quero descer a barreira recém-atingida dos 100k. Por enquanto, sigo aportando e andando com um carro pior que os dos estagiários do meu trabalho - ô vida frugal tensa, viu? kkk. Após juntar o bastante pra comprar sem comprometer os 100k, reavalio.

Não acompanhei quase nada das variações da Bolsa este mês, mas certamente houve desvalorização de algumas (ou todas?) ações. Seguir uma filosofia Buy & Hold focada no longo prazo tem suas vantagens, principalmente pra mim, que não tenho saco pra ficar acompanhando muita coisa.

Serei vitorioso com essa mentalidade? Só o temo dirá.

Vida Pessoal


Mês corrido no trabalho (funça trabalha, sim! eu pelo menos), porém de muita procrastinação na vida particular. Não coloquei nenhum objetivo em prática, provavelmente ficarão todos pro ano novo. =(

Antes do natal quero fazer uma publicação com os projetos para o ano que vem, tentarei estipular metas bem concretas.  Esses posts de metas de ano novo são uns dos meus preferidos de toda blogosfera de finanças, sempre capto ideias muito boas de vocês, quem sabe eu possa contribuir também com alguma coisa?

Este mês passei 2 finais de semana com a garota com quem havia tentado um relacionamento tempos atrás, mesmo eu já tendo desistido de qualquer coisa séria com ela, pois percebi que ela adora um joguinho psicológico, além de se fazer de santinha-exceção, coisa que sei que ela não é (pra cima de mim?).

É incrível como o carinho e a atenção feminina nos entorpecem, somos presas fáceis dessas dominadoras! O cérebro masculino é uma merda nesse aspecto. Culpa da testosterona? Ainda bem que quando estou sozinho eu consigo me reequilibrar.

É só isso aí mesmo, no mais, estou gostando bastante de participar da blogosfera, conheci alguns blogs novos, são muitas histórias de vida, mas todos basicamente em busca da mesma coisa, acho isso fantástico, pois no meu "habitat" natural é quase impossível conhecer pessoas que enxergam o mundo de forma distinta da mostrada pela mainstream media, tal qual ocorre por aqui.

Até a próxima!

26 comentários:

  1. Concursado, essa questão de mulheres é muito comentada na finansfera.
    Uns já foram casados, outros são contra casamento e outros são casados e satisfeitos com seus casamentos, tem de tudo.
    Mas vejo muitas opiniões controversas e para as quais não há respostas satisfatórias.

    O cara aporta, passa um bom tempo tentando acumular um patrimônio pra ter dificuldades pra arrumar uma companheira que valha a pena. Vale a pena todo esse trabalho pra premiar uma mulher que passou esse tempo em baladas, bebedeiras, "namoros" etc?

    O que fazer? Ficar solteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anon. Sim, percebo que muitos aportadores têm dificuldade com os relaiconamentos, provavelmente pq conseguimos enxergar a verdade que poucos conseguem (obrigado, Nessahan Alita!).

      É justamente meu receio, premiar uma mulher que não vale a pena!

      Excluir
  2. Olá,
    Bom post. Acho q tem q trocar d carro com sabedoria. Se privar dessa maneira não há necessidade.
    Vc não investe nenhum troquinho em btc?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ok. Acho que estou me privando dentro do tolerável, não sou um frugal extremo, mas entendo ser necessário fazer um esforço maior nesse começo de construção do patrimônio.

      Não invisto nada em BTC, na vdd conheço muito pouco sobre essa moeda.

      Excluir
  3. Isso aí !!! cuidado com os joguinho das mulheres, ainda mais sabendo que você tem a estabilidade de um cargo público, eles abusam mais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, SP! Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

      Excluir
  4. Gostei do layout ficou bonito, pratico e clean.

    Também sou gosto de estrategia de Buy & hold, de acumular bons ativos para longo prazo e ainda aproveitar as quedas para comprar mais.

    É uma estrategia que não tem como dar errado, bons aportes, bons ativos, carteira diversificada, no futuro dará um excelente e seguro patrimônio.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, DIL.

      Espero que sim, velho, estou apostando minhas fichas nisso!

      Bons investimentos pra você tbm! Não conhecia seu blog, vou dar uma passada lá, obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Bacana o blog, parabéns. Também penso parecido com seu comentário sobre o "gosto de participar da blogosfera". No trabalho é quase impossível. Conversar isso por lá aparenta que você é o errado! Loucura... Saudações.
    www.InvestidorInvisivel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, II.

      É verdade, minhas opiniões sobre investimentos eu guardo pra mim e só as compartilho aqui na blogosfera.

      Abraço!

      Excluir
  6. O importante é achar a mulher certa, não sei a sua crença, mas a minha é "o que é de Deus, chega até vc, no momento certo". Quando vc encontra alguém com o mesmo propósito, tudo fica melhor. No meu caso, tenho uma "mão-de-vaca", muito vaidosa mas que não gosta de shoppigns e roupas de marcas, nada mal né? kkk

    Quanto ao carro.. pense bem em largar seu corsinha. Já tive um e sinto saudades da economia. Dá pra achar um carro bacana, mas que seja econômico.

    E por último... que belos aportes hein!?? rsrssr

    Abraços, estou acompanhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AR, fui criado na doutrina da Igreja Católica, atualmente não estou praticamente, ainda creio em muitos dos dogmas e preceitos do cristianismo.

      Já namorei uma bem parecida com a que vc descreveu, com o detalhe que ela não era tão vaidosa. Infelizmente não deu certo e terminamos no início do ano.

      Pois é, tenho medo de me arrepender da troca, por enquanto vou aportando firme!

      Abraço, Amigo Rico.

      Excluir
  7. Olá concursado.

    Também não tenho interesse em acompanhar cotações.

    Sou um renda fixa convicto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alemão, vc não diversifica nada na renda variável? Investe há quanto tempo?

      Excluir
    2. Concursado, diversifico na renda fixa kkkk.

      Não vou dar muitos detalhes pois não pretendo o anonimato. Espero que compreenda.

      Mas posso dizer que sou um "mendigo" como investidor perto de muitos da blogosfera.

      Excluir
  8. Não conhecia seu blog. Vou começar a seguir. Sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Alemão,

    Parabéns pelo patrimônio. Também sou servidor.
    Estou acompanhando seu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Pois é cara, função trabalha sim! hehehe E tem muito trabalho a ser feito.

    Cara, é sensacional ver esse gráfico do patrimônio crescendo mês a mês, muito bom!
    Excelente aporte também cara!

    Sucesso!

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, FPI. Não podemos mudar o sistema, mas temos a responsabilidade de sermos diferentes de tudo que repudiamos no serviço público, temos a obrigação de prestar um bom serviço à sociedade, o melhor que pudermos.

      Observar a curva do patrimônio é o que nos motiva kkk

      Obrigado pela visita, sigo seu blog há muito tempo..

      Excluir
  11. Muito bom CI. Obrigado pela visita lá no aa40. Vou acompanhar seu blog a partir de agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, AA40, obrigado pela visita. Gostei muito do seu blog, virei leitor assíduo.

      Excluir
  12. "acho isso fantástico, pois no meu "habitat" natural é quase impossível conhecer pessoas que enxergam o mundo de forma distinta da mostrada pela mainstream media, tal qual ocorre por aqui." Exatamente, eu já desisti de falar sobre assuntos relacionados aqui no meu trabalho, as pessoas só escutam aquilo que elas querem ouvir, prefiro ficar na minha do que me alienar como o resto. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o melhor a se fazer também, por mais que às vezes a vontade de rebater as besteiras que ouvimos, o mais sensato é balançar a cabeça e ficar quieto.

      Excluir